top of page

Síndrome do Regresso: saiba se você já foi afetado por ela

Após anos morando na Irlanda você decide visitar a família e os amigos no Brasil, mas quando volta sente uma angústia, como se algo faltasse naquele cenário... Talvez você tenha mudado ou talvez seus amigos e familiares tenham mudado, você não sabe e não consegue nomear exatamente este sentimento.



Termo criado pelo neuropsiquiatra Décio Nakagawa, a Síndrome do Regresso visa tentar nomear este sentimento de angústia, tristeza, desconforto, que alguns brasileiros (ou de qualquer outra nacionalidade) sentem ao retornar ao seu país de origem após anos morando no exterior.


Algumas pessoas apontam a dificuldade de (re)adaptação como um dos principais sentimentos. Nakagawa estudou durante anos o comportamento de brasileiros que retornavam ao Brasil após uma temporada trabalhando em fábricas no Japão. Ele também aponta outros sentimentos comuns como: sensação de deslocamento, tédio, estranhamento e saudade dos amigos feitos no exterior.


É importante ressaltar que a chamada Síndrome do Regresso não é um transtorno mental listado no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais) e mais importante ainda, se sentir angustiado ou triste não é uma doença! É um sentimento como qualquer outro. Caso você perceba que não está se sentindo dentro do seu "normal", procure um auxílio psicológico e converse sobre isso.


O retorno ao Brasil, seja uma visita ou definitivo, pode trazer sentimentos diferentes dentro de você. A Síndrome do Regresso pretende tentar dar um nome à este sentimento de estranheza quando voltamos a algo (ou algum lugar) que nos era familiar e reconfortante, mas que agora lhe evoca um misto de sentimentos entre nostalgia pelo seu passado e incerteza do futuro, ou deslocamento por não fazer mais parte daquela rotina. É preciso se permitir sentir essas emoções, respeitando-as. A adaptação é um processo que leva tempo e cada um tem o seu, portanto, não se acelere e não se limite!




Fotos: web




71 visualizações0 comentário
bottom of page