top of page

Saiba como aplicar para o visto que lhe dá permissão para ficar até 5 anos na Irlanda!

Leia esse post até o fim e aprenda o passo-a-passo de como aplicar para o famoso Stamp4, visto que dá permissão de residência até 5 anos na ilha da Esmeralda.


O Stamp4 é um visto concedido à cônjuges de cidadãos membros da União Européia, seus familiares como filhos biológicos ou adotivos menores de 21 anos, pais, sogros ou avós financeiramente dependentes (a relação precisa ser sempre ascendente ou descendente, nunca "fazendo curvas" como irmãos, primos ou tios, por exemplo), os familiares podem ser do cidadão europeu ou do seu cônjuge.

Também é concedido a parceiros com união estável com um membro da União Européia, casais homoafetivos casados no civil e seus familiares, pessoas com um visto válido de Critical Skills ou Visto de Trabalho comum ou Visto de Pesquisador por 2 anos.

E não para por aí! É concedido igualmente a refugiados e seus familiares, pessoas que têm um filho com cidadania irlandesa e a empreendedores e seus familiares.


Existem diferenças entre o "familiar permitido" e o "familiar qualificado": o primeiro precisará pagar uma taxa do visto no momento da aplicação e o tempo para ser processado não é prioridade, já o segundo está isento de tal taxa e tem prioridade.

Os "familiares qualificados" são: o esposo do cidadão europeu, descendentes diretos do cidadão EU ou do seu parceiro como filhos menores de idade ou netos ou ascendentes diretos como pais ou avós do cidadão EU ou do seu parceiro (aqui entram também casais homoafetivos casados no civil).

Os "familiares permitidos" são: parceiros de união estável com um cidadão EU e familiares do cidadão EU que moravam na mesma casa ou que eram financeiramente dependentes ou que necessitam de cuidados especiais sérios comprovados de saúde.


Vamos ao passo-a-passo!


Caso você se qualifique em um dos quesitos acima, vá até o site irishimmigration.ie e clique no botão "coming to join family in Ireland" que significa "juntando-se à família na Irlanda" (mesmo que você esteja viajando com seu cônjuge!).

O site perguntará qual a nacionalidade do cidadão europeu, se é uma pessoa irlandesa ou britânica ou cidadã membro da União Européia, etc; você deverá clicar na opção que se encaixar na sua situação.

Caso seu cônjuge seja um cidadão membro da UE, por exemplo, você deverá clicar nesta opção e lá embaixo haverá uma seção chamada "visa approval" que significa "aprovação do visto", nela tem uma explicação dizendo que você deve chegar no país acompanhado do cidadão europeu (caso contrário, deverá informar ao balcão da imigração documentos comprobatórios que o cidadão EU reside na Irlanda), nesta subseção, clique em "here", você será levado a outra página.

Nesta outra página você encontrará para baixar o formulário próprio para o seu caso, se você é o "familiar qualificado" (baixe o formulário EU1) ou o "familiar permitido" (baixe o formulário EU1A). Imprima, preencha-o e assine, ele deverá ser enviado por correio junto com a documentação necessária, de acordo com o seu caso, para o endereço que consta no formulário.


É importante ter em mente quando aplicar para o Stamp4 que o cidadão EU pode se encaixar em uma das 5 formas diferentes de recursos: empregado, autônomo, estudante, desempregado involuntariamente e por recursos próprios. Mas por quê tantas? Pois é desta maneira que o governo irlandês saberá que você, aplicante, não dependerá financeiramente de benefícios concedidos pelo Estado.

Dependendo de qual meio financeiro você e o cidadão europeu tem, será exigida uma lista de documentação comprobatórias diferentes, então fique atento a ela!


E falando em documentação, todas as certidões, cartas, documentos, etc, que não estiverem em inglês deverão ser traduzidos juramentados (uma tradução feita por um profissional qualificado onde deve constar o nome completo do tradutor, seus contatos, a data da tradução e o juramento). Caso a tradução não tenha sido feita dentro da Área Econômica Europeia e Suíça (que inclui países da União Europeia, Reino Unido, Noruega e Islândia), deverá ser acompanhada de Apostila de Haia.

O mesmo se aplica para os próprios documentos emitidos fora da AEE e Suíça, como documentos emitidos no Brasil, por exemplo, deverão ser apostilados. Então você deverá apostilar o documento e a tradução deste, caso a tradução tenha sido feita também no Brasil.

De acordo com o site, você deverá enviar todas as documentações em original! Certidões serão devolvidas, mas outros documentos como cartas convite ou extratos bancários não serão, então mantenha cópias destes documentos com você enquanto seu processo é revisado. Caso tenha algum documento enviado que gostaria que fosse devolvido, escreva uma carta informando quais são e envie junto com o formulário e documentos.


O tempo médio para receber o visto provisório é bem variado, pois depende de qual cidade você está aplicando e qual é o seu caso (cada caso é um caso!), no site informa até 3 meses, com o definitivo podendo demorar uma média de 6 meses a 1 ano. Porém com o provisório você já pode começar a trabalhar ou estudar, sem problemas!


Fotos: web

Fonte: https://www.irishimmigration.ie/coming-to-join-family-in-ireland/joining-an-eea-or-swiss-national/eu-treaty-rights/



550 visualizações0 comentário
bottom of page