top of page

Da série Viajar com Pets: saiba como trazer seu pet para a Irlanda!

Você tem algum animalzinho de estimação e gostaria de viajar com ele para a Irlanda? O Classificados acompanhou hoje o relato de um casal que trouxe seu gatinho da Itália para a Irlanda, confira:



"Gostaria de contar como foi a nossa experiência viajando com nosso gatinho, pois antes de viajar a gente fica muito nervosa lendo tanta informação e fica com medo da reação deles durante a viagem, mas quero garantir aqui para todo mundo: fiquem tranquilos, vai dar tudo certo! Todas as informações que eu pesquisei foram tiradas do site do governo irlandês sobre viajar com animais.

Eu e meu marido morávamos numa cidade chamada Trieste, na Itália, e para vir pra Irlanda pegamos um trem até Veneza, de lá fomos de avião até Amsterdam (conexão), desembarcamos em Dublin e pegamos um transfer até Limerick. Ufa! Foi um dia inteirinho de viagem.

Nós escolhemos a cia aérea KLM e o custo do pet na cabine foi de 55 euros. Os voos foram bem curtos, 2h de duração mais ou menos cada um. Nosso gatinho é bem medroso, então colocamos uma cobertinha preferida dele ao redor da malinha de transporte para diminuir os estímulos visuais que ele teria ao longo da viagem. Colocamos também um pijama usado meu, um brinquedo que ele gosta e uns petiscos, para diminuir o estresse. Funcionou, ele se comportou muito bem!

Na hora de passar no raio-x no aeroporto de Veneza, me pediram para levar ele até uma salinha e ficar com ele no colo até que uma outra pessoa fosse levar a malinha de transporte na máquina de raio-x, achei ótimo! Todos os aeroportos deveriam ser assim! Porém quando tivemos que fazer a conexão em Amsterdam foi diferente, tivemos que colocar ele em uma espécie de gaiola (dentro da área de raio-x mesmo, sem salinha) enquanto uma outra pessoa levou a mala de transporte para ser passada na máquina. Nesse momento ele ficou meio tenso porque eu não consegui tapar a gaiola com o cobertor, ela era bem grande, mas passou! Depois coloquei ele de volta na malinha, fechei as pontas e ele ficou quietinho de novo.

Quando chegamos em Dublin só foi conferido o Passaporte Pet dele e deixaram passar. Em nenhum momento pediram para checar as medidas ou o peso da malinha dele, foi super tranquilo! A viagem foi muito cansativa, mas chegamos sãos e salvos! Meu conselho para quem vai viajar com animalzinho é que esteja preparado, tenha os documentos em mãos, o resto dá tudo certo!"


  1. Quais foram os documentos necessários para viajar com seu pet?

Como nós estávamos indo da Itália, que fica dentro da União Europeia, o único documento que eu precisei apresentar do nosso gatinho foi o Passaporte Pet dele. Para tirar o Passaporte Pet é necessário que o animalzinho tenha um microchip e tenha tomado a vacina antirrábica (precisa ser nessa ordem!) para que daí ele seja levado à Agência Sanitária da sua cidade ou a um veterinário para emitir o Passaporte. Na Itália custou apenas 10 euros. A gente acha engraçado nosso gatinho também ter Passaporte, mas é um documento sério! Sem ele o pet não sai do país de origem.

2. Quais foram os prazos que você precisou esperar?


Bom, como ele já tinha microchip quando foi adotado, precisamos só levar ele para tomar a vacina antirrábica porque não sabíamos se ele já tinha tomado. Na União Europeia não é obrigatório dar a antirrábica todo o ano como no Brasil, uma dose tem validade de 3 anos. E como foi a primeira antirrábica dele, é necessário esperar 21 dias antes de embarcar com o pet, esse foi o único prazo necessário. O Passaporte Pet a gente só precisou pagar e agendar um dia para ir lá retirar, fica pronto na hora, porém o agendamento em si demorou 1 mês.


3. Qual o meio de transporte em que seu pet veio para a Irlanda?


Os pets só podem ir na cabine se pesarem no máximo 8kg (contando já com o peso da malinha de transporte), caso pesem mais devem ir no porão da aeronave. Nosso gatinho tinha menos, então ele foi na cabine conosco. Para viajar na cabine é obrigatório uma caixa de transporte maleável e com as medidas da própria cia aérea, cada cia tem medidas específicas porque o animalzinho vai embaixo do acento na sua frente, ele não pode sair da malinha durante a viagem. Compramos uma malinha simples com as medidas da KLM na Amazon, muito boa por sinal, recomendo!


4. Qual foi o custo total da viagem do seu pet?


O microchip ele já tinha, mas antes de descobrir tínhamos perguntado o preço e ficaria 30 euros a implantação. A vacina antirrábica foi 40 euros. O Passaporte Pet foi 10 euros. A malinha de transporte compramos na Amazon, padrão KLM, pagamos 30 euros. E a passagem de ida custou 55 euros. No total foram 135 euros.




Fotos: web




160 visualizações0 comentário
bottom of page