top of page

Confira o relato de um casal recém-chegado à Limerick sobre acomodação, trabalho e muito mais!

Este post é para você que está se planejando vir morar na Irlanda, seja para fazer intercâmbio ou para vir de mudança definitiva, fique por dentro de como está a situação da cidade no momento.


(É importante ressaltar que o objetivo deste relato não é ditar regras e sim contar a experiência que um casal teve quando chegou à cidade de Limerick. A sua situação pode ser muito parecida ou muito diferente da situação deles, então lembre-se de ler com atenção e, se possível, aprender com seus erros e acertos.)



"Eu e meu marido chegamos em Limerick dia 25 de Outubro, estávamos morando na Itália há 2 anos. Ele reconheceu a cidadania italiana dele e eu morava com o Permesso di Soggiorno Per Motivi Familiari, que nada mais é que o visto de cônjuge europeu. Morar na Itália não estava nos agradando mais por inúmeros motivos e decidimos ir embora. Optamos por Limerick pois é uma cidade com custo de vida mais baixo comparada às outras cidades da Irlanda e não queríamos morar na capital.

Começamos o planejamento para a mudança por volta de 6 meses antes, mais ou menos. Guardamos dinheiro (viemos com 5 mil euros para o casal), pesquisamos sobre a cidade e fomos emitindo os documentos necessários para a viagem. Aqui, posso te contar um dos nossos erros: não ter emitido o passaporte italiano do meu marido. O passaporte custa 210 euros e achamos que poderíamos economizar esse dinheiro, afinal, é permitido entrar nos outros países da União Europeia somente com a Carteira de Identidade italiana sem problemas. Entretanto, é necessário para abrir conta em banco irlandês (que você precisará para receber seu salário), somente com a Carteira de Identidade italiana eles não permitem.

Nós nos mudamos com nosso gatinho, então reservamos com antecedência um quarto pet friendly em um Airbnb por 5 semanas numa vila chamada Castleconnell - há 30 min de distância de ônibus de Limerick. Ficamos hospedados lá por 2 semanas, até que vimos o anúncio de uma vaga temporária na casa do Felipe (isso mesmo, o dono do Classificados minha gente!).

Eu, meu marido e nosso gatinho ficamos na casa do Felipe e da sua família por 1 mês. Lá nossa vida deu um salto enorme, isso só comprova que estar cercada de pessoas boas só acrescenta na sua vida! A partir daí meu marido conseguiu um emprego, conseguiu o PPS e conseguiu abrir uma conta bancária no An Post - único banco que aceitou sem o passaporte, fizemos somente com a carta do PPS como comprovante de residência.

Nosso próximo desafio seria alugar um local para morar definitivamente. Nós temos um gatinho e queríamos morar sozinhos, sem dividir acomodação, o que tornou o desafio maior ainda. Mandávamos email para cada casa ou apartamento que víamos ser anunciado no Daft ou no grupo de facebook Rent in Limerick, fomos até as imobiliárias da cidade pessoalmente mais de uma vez perguntar se havia alguma propriedade disponível e deixávamos nosso contato, contávamos para o maior número de pessoas possível que estávamos procurando apartamento, e por aí vai...

Até que um dia deu certo! Um dos apartamentos o qual mandamos email no Daft nos retornou para agendar uma entrevista, um apartamento no centro de 2 quartos. Depois de muita conversa para amaciar o coração do landlord que não queria aceitar pets e depois de enviar muitos comprovantes de trabalho do meu marido (payslip, carta de recomendação da empresa, contrato de trabalho, etc) ele nos escolheu como inquilinos!

No momento, já fiz a aplicação para o Stamp 4 e estou aguardando receber a carta do Departamento de Imigração me autorizando a trabalhar.

Uma dica que eu posso dar é: agilize todos os documentos que você vai precisar para emitir seu visto de Stamp 4 (aqueles que são possíveis de agilizar, é claro), leia e releia bem o formulário! Estar bem preparada(o) nunca é demais! Aconselho também a fazer uma lista das primeiras coisas que você vai precisar fazer como comprar chip de celular, comprar cartão do ônibus, imprimir currículo, etc, preparar um plano de ação nos ajudou muito a não desmotivar!"


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Tempo para meu marido conseguir emprego: 20 dias.

Tempo para meu marido conseguir o PPS: 7 dias.

Tempo para abrir conta no An Post: 7 dias.

Tempo para conseguir alugar um ap definitivo: um mês e meio.

Gastos: aproximadamente 3,600 euros (A reserva do Airbnb e a compra das passagens aéreas foi feita com antecedência, portanto não entraram nesta conta).



Fotos: web

Fonte: Relato Pessoal



235 visualizações0 comentário
bottom of page